Professores
Professores
Ana Lívia dos Santos Agostinho
É professora na área de Linguística no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Possui graduação em Letras – Linguística – USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2008) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, línguas crioulas, contato linguístico, fonologia do português brasileiro, planejamento e política linguística em São Tomé e Príncipe. Atualmente é Coordenadora do curso de Graduação em Letras Português da UFSC.
Lattes | a.agostinho@ufsc.br
Carla Regina Martins Valle
Tem Graduação em Letras com habilitação em Português e Italiano (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado (2001) e Doutorado (2014) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Tem realizado pesquisas nas áreas de Sociolinguística/Teoria da Variação e Mudança e de Funcionalismo/Gramaticalização. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC e professora substituta do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. Seus interesses estão voltados a pesquisas sobre marcadores discursivos, articulação textual, variação estilística e identidade linguística.
Lattes | carlavalle10@gmail.com
Cristine Görski Severo
Tem Graduação em Letras-Inglês/Literatura e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Teoria e Análise Lingüística pela UFSC e Pós-Doutorado em Políticas Linguísticas pela Universidade da Pennsylvania. Tem interesse nas seguintes áreas: políticas linguísticas e estudos de variação e/ou mudança sob uma perspectiva discursiva. Tem pesquisado os temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; Linguística Colonial; o papel dos diálogos interculturais na (re)configuração dos sujeitos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, membro do NDE do curso Letras-Português. Integra o GT da ANPOLL de Sociolinguística. Participa, como pesquisadora, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas/NUER-UFSC e do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil/Varsul-UFSC. Lidera o grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas (CNPq). Em 2017 ministrou a conferência “Uma visão panorâmica das políticas linguísticas no Brasil: construindo diálogos” no ciclo de conferências “Para uma política do idioma” realizado na Academia Brasileira de Letras.
Lattes | crisgorski@gmail.com
Edair Maria Görski
É graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete-RS (1975), com especialização em Linguística Aplicada pela PUC-RS/Uruguaiana (1976), Mestrado (1985) e Doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta IV (aposentada/voluntária) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Curso de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, nas áreas de Sociolinguística, linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística; e Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Gramática do Uso. É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa VARSUL. Campos de interesse: gramaticalização, variacao e mudança linguística, ensino.
Lattes | edagorski@hotmail.com
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott
Possui graduação em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com estágio de doutorado no exterior na Universidade de Lisboa. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com ensino de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística. É membro do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL) e do Projeto Para a História do Português do Brasil em Santa Catarina (PHPB-SC).
Lattes | monguilhott@hotmail.com
Izete Lehmkuhl Coelho
Fez graduação no Curso de Licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Desenvolveu estudos de pós-doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas de setembro/2005 a agosto/2006. É professora de Língua Portuguesa, nível Associado IVI, da Universidade Federal de Santa Catarina. É coordenadora regional do Projeto Variação Lingüística da Região Sul (VARSUL), na agência da UFSC e coordenadora do projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Atua na área da Linguística, com ênfase em Sociolinguística, dando preferência aos estudos sincrônicos e diacrônicos de variação na sintaxe.
Lattes | izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br
Marco Antonio Rocha Martins
É professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Coordena, com Izete Coelho, o Projeto “História do português brasileiro – desde a Europa até a América” da Associação de Linguística e Filologia da América Latina. É doutor (2009) e mestre (2005) em Linguística pela UFSC, com estágio de doutorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (2007-2008). Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste ? GELNE (biênios 2010-2012 e 2012-2014); foi vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística ? ABRALIN (biênio 2011-2013); foi coordenador do GT de Sociolinguística da ANPOLL (biênios 2010-2012 e 2012-2014); foi Editor-chefe da Revista do GELNE (2014-2017). Tem desenvolvido pesquisas e orientado Teses e dissertações sobre fenômenos morfossintáticos em variação e mudança no Português Brasileiro e sobre ensino de gramática. Publicou o livro “A colocação dos pronomes clíticos na escrita brasileira: para o estudo das gramáticas do português” (EDUFRN, 2012) e organizou, entre outros, os livros “Gramática e Ensino” (EDUFRN, 2013); “Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o Ensino de Língua Portuguesa (EDUFRN, 2013), com Maria Alice Tavares; “Ensino de Português e Sociolinguística” (CONTEXTO, 2014), com Silvia Rodrigues Vieira e Maria Alice Tavares; e “Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro” (CONTEXTO, 2015), com Jussara Abraçado.
Lattes | marco.martins@ufsc.br
Paulino Vandresen
Professor adjunto da Universidade Católica de Pelotas. Estágio Pós-Doutorado na University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos, Bolsista do(a): Fulbright Foundation. Vasta experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação lingüística, bilingüismo, lingüística, língua portuguesa e sociolingüística. Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1963), Mestre em Arts in Linguistics – Univesity of California Los Angeles (1969) e Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971).
Lattes | paulinov@terra.com.br